Está pensando em mudar de emprego? Não está mais feliz com seu trabalho atual? Deseja partir para uma outra oportunidade? Inovar, buscar crescimento profissional ou novas oportunidades, é benéfico para a carreira e bem visto pelo mercado. Por outro lado, no momento da decisão, vale se questionar: já encerrei meu ciclo nesta empresa?
Isso, certamente, não é algo que se aprende na faculdade. Mas, quando se pensa na construção de uma boa imagem no mercado, vale considerar um componente importante: resultados. Toda empresa espera retorno de seus investimentos, seja ele, financeiro ou mesmo, retorno de seu investimento nas pessoas que contrata. Sim, porque toda vez que você é aprovado num processo seletivo, esta empresa faz uma aposta que você é a pessoa, dentre todas, que trará os melhores resultados. Nesta relação, enquanto você espera ter sucesso, ganhar bem, ser desafiado e ser feliz, a empresa, por sua vez, espera que você contribua com o negócio. E, mesmo que, após algum tempo você se decepcione com a empresa e resolva sair, o sucesso de sua passagem por lá será medido pelos resultados que você conseguiu trazer para a organização. Quando falo em resultados, convido você a pensar nesse conceito de forma mais ampla. Podemos falar em cifras sim, mas podemos considerar resultado, uma boa ideia que resulte em maior eficiência nos processos da empresa. Ou, uma significativa atuação num momento de mudança organizacional. Pode, ainda, ter encabeçado ou colaborado, ativamente, com a implantação de um novo projeto que melhore os resultados da empresa.
Em suma, o que quero dizer é que você precisa deixar sua marca na empresa.
Pense, grandes profissionais são reconhecidos como tal, pela imagem que constroem por onde passam. No mercado específico onde atuam, bons profissionais vão construindo um nome, através de suas realizações. Puxe pela memória, você deve conhecer alguém que se destaca, ou saber de alguém que, no mercado em que atua seja uma referência positiva. E, não estou falando de grandes autores, consultores e palestrantes famosos ou empresários que enriqueceram. Falo de pessoas como nós que, assumiram as rédeas de suas carreiras e, construíram, degrau por degrau, uma imagem favorável no mercado. Seja porque sempre aumentaram os números, ou porque mantiveram uma conduta ética exemplar nas empresas por onde passaram e, que por isso você lembra deles, no momento de uma indicação.
Existe termômetro melhor de sucesso do que ser indicado a uma vaga por alguém que você não imaginava?
Com tudo isso, pretendo dizer que nem sempre sua satisfação pessoal, pode falar mais alto na hora de mudar de emprego. Faça uma reflexão, se você fosse entrevistado hoje num processo seletivo, o que teria para contar sobre sua passagem pela atual empresa? O que está deixando para a empresa? Será lembrado? O que pode dizer sobre sua contribuição para a empresa? Se tiver dificuldade para responder a essas perguntas é porque, talvez, ainda não seja hora de sair.
Muitos profissionais não se saem bem em processos seletivos, justamente, por não terem o que contar sobre seus ciclos profissionais. Por isso, ao ingressar numa empresa, trace suas próprias metas e defina onde terminará seu ciclo profissional. Só assim, você saberá qual o seu momento de bater asas.
Como de costume, muito bom artigo Sergio.
ResponderExcluirParabéns, desperta uma reflexão interessante!
Abs
Jorge E. Attié