segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Como você quer a vida?



Tive a grata oportunidade de assistir ontem ao musical “O Homem de La Mancha” que conta a vida de Dom Quixote, personagem de Miguel de Cervantes. Em determinado momento, em meio ao seu discurso sonhador, o cavaleiro da Triste Figura lança a seguinte frase “louco é quem vive a vida como ela é e não como gostaria que ela fosse”. Fiquei impactado por esta frase e, guardadas as devidas proporções, refleti sobre sua relevância no nosso dia-a-dia de hoje.


 Sempre imagino a vida como uma rua daquelas que a gente trafega em meio a uma multidão de pessoas, todas andando na mesma direção, num movimento contínuo e frenético. Quando a gente vê uma vitrine que interessa ou lembra de uma loja que ficou lá atrás, tenta parar ou voltar, mas não consegue. Ou, se prepara para enfrentar no fluxo contrário, o olhar de crítica e desagrado das pessoas. Muitas vezes, não escolhemos seguir nessa direção do maior fluxo, mas é o caminho mas “óbvio”, pois a grande maioria já vai nessa direção.


A vida como ela é, nem sempre é a vida como você gostaria que fosse. Mas, mesmo não sendo plenamente satisfatória, é a vida mais fácil de ser vivida. E, quando eu digo fácil, quero dizer que é a vida que esperam que você viva (não, necessariamente, fácil). Vejo adolescentes escolhendo a mesma carreira dos pais ou aquela que os pais esperam que eles escolham. Vejo profissionais trilhando caminhos na carreira, de acordo com a expectativa de outros. Buscando posições de liderança que nunca quiseram ou salários que trazem o status que atendem aos interesses do meio, não os deles.

Quando a vida que você leva, coincidentemente, é a vida que você gostaria de levar, bingo! Está perfeito. O ruim é quando você entra naquela rua tumultuada em que a multidão parece determinar em que direção você deve trafegar. 

E aí, você é daquelas pessoas que vê a vitrine e mesmo querendo parar, segue em frente, porque todo mundo está seguindo em frente? Tem vontade de voltar pra olhar a loja que passou, mas não tem coragem de retornar e enfrentar as críticas?

Às vezes, é necessário parar em frente a uma vitrine para pensarmos no que vamos fazer e decidir se o caminho que estamos trilhando nos levará para onde queremos. Muitas vezes, é parando em frente a uma loja que a gente percebe que o que a gente deseja “adquirir” pra nossa vida, está numa outra rua. E será preciso retornar entre as pessoas que estão no caminho atual para acessar esta outra via que nos interessa. 

Dom Quixote, entrou em crise e não suportou a realidade, quando olhou para o espelho e encarou seu próprio reflexo. Para muitos, é duro reconhecer que estão deixando de lado o que gostariam de fazer na vida. Por isso, às vezes nem identificam que algo vai mal e continuam investindo na vida que têm. Passam a vida evitando o espelho para não entrarem em crise.

Em resumo, mudar as coisas na vida exige coragem. Mas também exige coragem saber o que quer e nada fazer para buscar. Se você não vive hoje, a vida que gostaria, estabeleça um foco e planeje a mudança. Se for difícil fazer sozinho procure ajuda, mas não seja louco de se contentar em viver a vida como ela é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário