quinta-feira, 4 de março de 2010

Direito a busca dos objetivos

Como primeiro artigo do meu blog, pensei em ter algo que fosse interessante, agradável de se ler e que trouxesse a noção de que é um momento inaugural. Resolvi escrever sobre objetivos.
Trabalhei durante 22 anos em empresas privadas. Inicialmente, muito novo, trabalhei naquilo que surgia. E, depois de formado, surgiram as oportunidades na área de Recursos Humanos. Dito assim, parece que foi uma transição fácil e muito linear. Tive muitos altos e baixos e me lembro, ainda adolescente, de sentar na cama pela manhã e, meio sonolento, me perguntar “até quando vai ser assim?”. Me incomodava a idéia de trabalhar em coisas que não me agradavam, pois como boa parte dos brasileiros, ao invés de escolher o que queria fazer, eu era escolhido pelos empregos. É o que a necessidade permitia...
Minha primeira pergunta para reflexão é: Até que ponto vale o desgaste de realizar um trabalho que não lhe agrada?
Eu vi alguém dizer, certa vez, numa entrevista que, a maior qualidade do brasileiro é a capacidade de se indignar. A pessoa referia-se a indignação, como o passo inicial para a mudança. Mais do que se indignar, eu penso se não se faz necessário visualizar um local melhor para estar. Afinal, de que adianta a indignação de ficar, se não vier acompanhada do ímpeto de não mais estar?
Considero válido permanecer em situação desfavorável, se essa condição servir para aproximar a pessoa de um objetivo maior. No entanto, para muitos, parece que indignação e objetivos não são aliados. Para sair do lugar, é preciso sonhar e visualizar algo melhor. Porém para isso, é preciso um tanto de ousadia e acreditar que este sonho, por mais arrojado que pareça, pode ser alcançado.
Tudo bem... indignação parece já ser um direito adquirido por muitos, mas quantos se permitem sonhar com algo melhor? Sonhar é o primeiro passo para o estabelecimento de objetivos. E, a busca dos objetivos é que legitima minha indignação. Hoje posso afirmar que andei um bocado desde aquela época em que me sentia incomodado com meu trabalho da adolescência. Mas nem penso em parar, ainda há muito pela frente, e já tratei de me indignar com algumas coisas, só para não esquecer dos meus objetivos.
E você, está feliz com sua atual condição de vida e de trabalho? Sente ou já sentiu a tal indignação brasileira? Se sim, o que faz com ela? Alimenta seu desejo de crescer e de conquistar tudo o que deseja ou, fica no mesmo lugar alimentando sua gastrite e se preparando para cultivar uma úlcera?
Bem vindos ao Canal Desenvolver!

3 comentários:

  1. Olá, Sergio! Gostei muito do seu texto sobre objetivos, o valor da indignação e a necessidade de mudança. Gostei também do nome do seu blog, parece convidativo a todos os que querem desenvolver a si mesmo ou alguma coisa. Parabéns pela iniciativa de compartilhar ideias tão bacanas com todos.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sérgio,

    Este artigo me fez crer mais uma vez que eu estou certo. Trabalhei por muito tempo em atividades que não era exatamente o que eu gostaria de fazer. Mudei. Hoje faço o que gosto. Claro que está difícil, pois tomei a decisão um pouco tarde. Mas tenho certeza que tudo vai dar certo e vou prosperar.

    Obrigado por suas palavras.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, obrigado por seu comentário.

    Fico feliz que tenha gostado do texto e que tenha contribuído com suas reflexões. É este o objetivo desse espaço. Sempre que desejar comentarl fique a vontade.

    ResponderExcluir