segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aqui jaz um emprego

Estava lendo outro dia, uma reportagem sobre o futuro das profissões. Nesta matéria, falava-se sobre o rumo das carreiras profissionais e sobre o fato de o emprego formal e de longa permanência nas empresas, estar com os dias contados. Então, me perguntei, será que os profissionais estão preparados para essa mudança?

Calma! Não se trata de um complô para prejudicar os trabalhadores e aumentar a fila de desempregados no país. Mas sim um movimento evolutivo que, cada vez mais contempla as contratações por projetos. Nesse novo cenário, aumenta a procura por profissionais especialistas em áreas específicas que aceitem contratos de trabalho por tempo determinado; o tempo de um projeto em cujo qual, ele entre com seu know how e/ou sua força de trabalho. Este tipo de proposta de trabalho flexível é mais confortável àqueles profissionais que têm o controle da própria carreira e que, portanto, têm objetivos claros com relação ao seu futuro profissional.

De certa forma, penso que isso pode ser uma oportunidade para profissionais com mais idade, que acumularam mais experiência. E, ao mesmo tempo, exige dos mais novos, maior preparo para garantirem uma oportunidade nesse mercado tão concorrido.

Tenho alguns conhecidos que, temendo a perda de espaço no mercado, optaram por buscar concursos públicos, visando a tão sonhada estabilidade. Coincidentemente, todos pertencentes à geração X (nascidos entre o final dos anos 60 até 1980). Talvez tenham herdado da geração de nossos pais, aquela necessidade de segurança, caracterizada pelo desejo de encontrar uma empresa que os receba e, na qual possam permanecer muito tempo, serem reconhecidos e recompensados pelos anos de trabalho (e não por suas competências). Muitos, magoados com o não reconhecimento por seu empenho, ao invés de buscarem entender o que falta desenvolverem ou estudarem, preferem deixar as empresas privadas e passam a buscar a segurança, por vezes, estagnadora, de um emprego público.

Muito mais alinhada com a expectativa do mercado, chega com tudo na concorrência, a geração Y (nascidos entre 1981 e 2000). Sedenta por crescimento rápido e, por isso muito mais preparada tecnicamente. Além, é claro, de estar mais disposta a correr riscos. Dado esse, que a coloca em condições de encarar os desafios dessa nova realidade profissional.

Você está preparado para essa nova realidade? Independente de qual seja a geração em que você nasceu, avalie a quantas anda a sua empregabilidade. O que o mercado em sua área de atuação tem lhe pedido e você, por vezes, insiste em acreditar que não precisa desenvolver? O mundo do trabalho é competitivo sim, privilegia os mais preparados e, tem excluído sem dó, os profissionais que pararam no tempo. Lembre-se, não há lugar no funcionalismo público para todos que o desejam. Sem contar que também é muito concorrido.

Pense no que você quer para sua carreira e corra atrás de se preparar, pois a qualquer momento o seu emprego pode deixar de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário