sábado, 3 de julho de 2010

Você está derrotado ou ainda tem chance?

Essa partida contra a Holanda, me rendeu muitas reflexões. Por isso estou aqui escrevendo sobre esse assunto novamente.

Estávamos, só minha esposa e eu assistindo ao jogo, em casa. No início da copa, começamos a acompanhar os jogos através de um canal da TV a cabo. Nessa sexta, diferentemente, estávamos assistindo ao jogo do Brasil, pela Rede Globo. Minha esposa, como boa torcedora, manifestou sua superstição. Ao ver o Brasil começar a perder o controle do jogo, disse “estamos assistindo na Globo, isso está dando azar para o Brasil...não assistimos a nenhum jogo nesse canal, mude para o outro canal...”.

Então mudamos para a outra emissora... 37 minutos do 2º tempo, Brasil visivelmente desestabilizado e perdendo espaço para o adversário. E o jogo se aproximando do final.
Como bom brasileiro e torcedor, eu já estava bastante tenso com essa situação. E, para piorar a situação, quando mudamos de canal, veio a narração do comentarista. Ele dizia “...o Brasil, sendo eliminado pela Holanda”, “...a derrota do Brasil pela Holanda...” e outras coisas assim. Confesso que fiquei bastante irritado com essa narrativa, afinal tínhamos ainda, mais 7 minutos para o final do tempo regulamentar, além dos acréscimos. Aquela fala me deixou ainda mais ansioso, e tratei de colocar de volta na primeira emissora.

O interessante é que lá, o Galvão Bueno dizia assim “...o Brasil, em situação de grande tensão...”, nos momentos de contra ataque da seleção, dizia “...é isso que o Brasil precisa...”, “...ainda há tempo de reagir...vamos lá seleção brasileira...” e coisas do gênero. Embora estivéssemos mais próximos do final do jogo, ouvir essa narrativa, me dava esperança de que poderíamos ainda empatar o jogo.

Não sou um fã do narrador da Globo, também não tenho nada contra (parece que alguns não gostam), mas essa postura me trouxe uma reflexão importante.

Pergunta: como você age quando as coisas parecem ruins? Entrega os pontos no final do 2º tempo ou pensa que o jogo, realmente, só acaba quando termina?

Não são poucas as dificuldades impostas pela vida cotidiana. Quantas vezes, não são as vezes em que nos vemos em apuros? Seja na vida pessoal ou na vida profissional. E, é a nossa disposição pessoal que, muitas vezes, determina o resultado do jogo. Se acreditamos que é possível vencer, não há problema da vida ou chefe mal humorado que possa derrubar nossa vontade. Por outro lado, quantas vezes, você já se viu perdendo o controle de uma situação, por acreditar que não tinha mais jeito?

Pense um pouco, você deve ter em sua vida, algum episódio em que tudo parecia perdido, mas sua determinação até o final mostrou que era possível.

Falando, mais especificamente, do trabalho, como é com sua equipe? Busque na memória, às vezes em que precisou conduzir o grupo na busca de um resultado difícil. Que papel você fez? Do Galvão Bueno ou o do outro narrador esportivo?

A motivação é fator decisivo para nosso sucesso na vida ou na empresa. A qualquer momento do jogo, é possível fazer uma grande partida. Lembrem-se do jogo Brasil x Holanda, na copa do mundo de 98. Fechamos o tempo regulamentar em 1 a 1 e, mesmo depois de uma prorrogação desgastante, definimos a partida nos pênaltis por 4 a 2.

Alguns jogos, na vida, só são definidos mesmo, nos pênaltis. Lá, quando quase ninguém mais acredita que seja possível. Esteja certo de que só será possível para você se, de fato, acreditar.
Sucesso em suas partidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário